Buscar
  • Assessoria

Impressora 3D da Esamc Uberlândia produz hastes para máscaras médicas

Você sabia que a Esamc Uberlândia tem uma impressora 3D para atender às necessidades de aprendizagem dos nossos diversos cursos? Pois a partir de agora, ela está cumprindo uma nova função. Com a coordenação do professor Leonardo Rosa Ribeiro, do curso de Engenharia, passamos a imprimir as hastes para as máscaras de proteção dos profissionais de saúde, que protegem o rosto dos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à COVID-19.


Essa iniciativa foi abraçada por pessoas e empresas que possuem impressoras 3D, coordenadas pelo movimento Juntos por Uberlândia, do qual a Esamc tem orgulho de fazer parte. Em dois dias, foram impressas dez unidades, doadas para a força tarefa. Mas o professor Leonardo acha que dá para ir além. Ele lançou um desafio para seus alunos da disciplina Metrologia, Elementos de Máquinas e Projetos Mecânicos, relacionado à produtividade das máquinas. Segundo o professor, com uma boa configuração, as impressoras podem produzir mais hastes em um menor tempo, otimizando o processo.


Vai funcionar assim: em ambientes digitais de simulação, os alunos farão experimentos e testes sobre qual a melhor configuração para os principais modelos de impressora 3D do mercado, com base nos conceitos apresentados pelo professor Leonardo. Caso os estudos estejam corretos e sejam tecnicamente viáveis, eles serão compartilhados com todos os outros donos de impressora de Uberlândia, para que eles possam otimizar o processo e aumentar a capacidade de produção.


“Na impressão 3D, a maneira como você imprime modifica a resistência da peça e o tempo de impressão. Estou ensinando os alunos a otimizar isso para todas as impressoras que estão participando desse projeto. Assim, a gente consegue contribuir com esse movimento e fazer com que os alunos de engenharia estejam engajados”, conta o professor.


Juntos por Uberlândia


O projeto Juntos por Uberlândia nasceu como uma iniciativa da sociedade civil para arrecadar fundos para apoiar a Secretaria Municipal de Saúde. Uma de suas ações envolve a compra e a produção de equipamentos de segurança (EPI) para os hospitais. A gente abraçou essa causa e nossa impressora 3D está a todo vapor, comandada pelo professor Leonardo. A gente torce para que os alunos encontrem maneiras de otimizar as impressoras para que nossa contribuição possa ser ainda melhor. Temos muito orgulho em fazer parte!


36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo