Assessoria
Impressora 3D da Esamc Uberlândia produz hastes para máscaras médicas
Você sabia que a Esamc Uberlândia tem uma impressora 3D para atender às necessidades de aprendizagem dos nossos diversos cursos? Pois a partir de agora, ela está cumprindo uma nova função. Com a coordenação do professor Leonardo Rosa Ribeiro, do curso de Engenharia, passamos a imprimir as hastes para as máscaras de proteção dos profissionais de saúde, que protegem o rosto dos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à COVID-19.
Essa iniciativa foi abraçada por pessoas e empresas que possuem impressoras 3D, coordenadas pelo movimento Juntos por Uberlândia, do qual a Esamc tem orgulho de fazer parte. Em dois dias, foram impressas dez unidades, doadas para a força tarefa. Mas o professor Leonardo acha que dá para ir além. Ele lançou um desafio para seus alunos da disciplina Metrologia, Elementos de Máquinas e Projetos Mecânicos, relacionado à produtividade das máquinas. Segundo o professor, com uma boa configuração, as impressoras podem produzir mais hastes em um menor tempo, otimizando o processo.
Vai funcionar assim: em ambientes digitais de simulação, os alunos farão experimentos e testes sobre qual a melhor configuração para os principais modelos de impressora 3D do mercado, com base nos conceitos apresentados pelo professor Leonardo. Caso os estudos estejam corretos e sejam tecnicamente viáveis, eles serão compartilhados com todos os outros donos de impressora de Uberlândia, para que eles possam otimizar o processo e aumentar a capacidade de produção.
“Na impressão 3D, a maneira como você imprime modifica a resistência da peça e o tempo de impressão. Estou ensinando os alunos a otimizar isso para todas as impressoras que estão participando desse projeto. Assim, a gente consegue contribuir com esse movimento e fazer com que os alunos de engenharia estejam engajados”, conta o professor.
Juntos por Uberlândia
O projeto Juntos por Uberlândia nasceu como uma iniciativa da sociedade civil para arrecadar fundos para apoiar a Secretaria Municipal de Saúde. Uma de suas ações envolve a compra e a produção de equipamentos de segurança (EPI) para os hospitais. A gente abraçou essa causa e nossa impressora 3D está a todo vapor, comandada pelo professor Leonardo. A gente torce para que os alunos encontrem maneiras de otimizar as impressoras para que nossa contribuição possa ser ainda melhor. Temos muito orgulho em fazer parte!