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Perguntas + frequentes 

- O que é a Central de Apoio Covid-19? 

É uma frente de trabalho do movimento Juntos Por Uberlândia onde o cidadão pode agendar uma consulta gratuita (presencial ou por telemedicina) quando percebe sintomas iniciais da Covid-19. 

 

- Como faço meu agendamento de consulta? 

Através do whatsapp (34) 99833-9977. 

 

- Se eu ligar, consigo fazer o agendamento? 

Não. Este número não faz atendimento telefônico. 

 

- A consulta é gratuita? 

Sim. Através de doações de empresários e comunidade em geral, contratamos médicos e toda estrutura necessária, e também contamos com médicos voluntários para os atendimentos. 

 

- Qualquer pessoa pode consultar? 

Sim, desde que apresente sintomas iniciais da Covid-19 como garganta arranhando, nariz escorrendo, dor no corpo, febre, tosse e diarreia. 

 

- Tenho que ter todos estes sintomas para ser atendido? 

Não. É importante estar atento a qualquer sintoma parecido com gripe, mas 2 sintomas já é sinal de alerta para agendar o atendimento. 

 

- O agendamento é feito para quantos dias após meu contato? 

As consultas são marcadas para até 24 horas após o contato já que a Covid é uma doença onde cada minuto é importante para que a doença não agrave. 

 

- Posso ir até a Central sem fazer o agendamento via WhatsApp? 

Não. O atendimento é feito apenas com agendamento prévio. 

 

- Para consultar tenho que ter o resultado positivo para Covid-19? 

Não. Quanto antes perceber os sintomas iniciais e procurar atendimento médico melhores as chances da doença não agravar.  

 

- Posso escolher o melhor horário para ser atendido? 

Não. As consultas são marcadas de acordo com a disponibilidade de agenda dos médicos, seguindo nosso sistema automatizado. 

 

- Posso escolher se quero ser atendido presencialmente ou remotamente? 

Sim. Na hora de fazer o agendamento através do aplicativo de WhatsApp basta escolher a opção desejada. 

 

- Posso fazer o agendamento da consulta em qualquer dia da semana? 

Nosso horário de agendamento é de domingo à quinta-feira, das 8h às 17h30. 

 

- Qual o horário de funcionamento da Central para o atendimento médico? 

De segunda a sexta-feira, de 8h20 às 17h40. 

 

- O agendamento na Central é feito por uma pessoa? 

Não. O agendamento é feito por um sistema automático.  

 

- Qual o endereço onde devo ir para a consulta presencial? 

Avenida Aspirante Mega, 2640 no bairro Dona Zulmira.  

 

- Fiz meu agendamento para a teleconsulta. Como serei atendido pelo médico? 

Você receberá um link para a videoconferência através do seu email na hora agendada. Orientamos procurar inclusive na sua caixa de spam.  

 

- Tentei fazer meu agendamento mas fui informado para procurar uma unidade de saúde mais próxima. Por que? 

Isto acontece quando nossa Central atinge a capacidade total de atendimento diário ou se for sexta ou sábado. Como a Covid-19 é uma doença que precisa ser cuidada de forma rápida, pedimos que o paciente não espere e procure outra alternativa de atendimento. 

 

- É obrigatório fazer o exame de diagnóstico? 

O médico vai fazer o exame clínico do paciente e informar se é necessário ou não. 

 

- A Central oferece exame diagnóstico para Covid-19? 

Não.  

 

- A Central faz tratamento precoce? 

O tratamento é uma prerrogativa médica, ou seja, cada médico tem total autonomia de atender o paciente em sua individualidade, indicando o que acreditar ser mais pertinente para o caso. Portanto, não temos como interferir no tratamento. 

 

- A Central oferece exames e medicamentos gratuitos? 

Não. No caso de exames, conseguimos valores especiais para os pacientes atendidos na Central em 3 laboratórios parceiros. No caso de medicamento, quando o paciente não tem condições de comprar deve procurar as farmácias do sistema público.  

 

- Quais laboratórios estão trabalhando com preços diferenciados para os pacientes da Central: 

Check-Up, Labac e Medgen. 

 

- A consulta tem direito a retorno? 

Depois de consultado, o paciente passa a ser monitorado e acompanhado pelos nossos voluntários chamados “Anjos da Vida”. O anjo vai fazer contato constante com o paciente para saber como ele está, se teve alterações importantes no quadro. Estas informações são repassadas para o médico, que define a necessidade de um retornou ou de alguma mudança no tratamento. Este é o maior diferencial da nossa Central de Apoio. 

 

- Quanto tempo o paciente é monitorado e acompanhado? 

Até que o ciclo viral da doença termine e o médico conceda alta.  

 

- Tenho que comprar um oxímetro para ser monitorado? 

Não. Fazemos o empréstimo de oxímetro para que o paciente utilize durante este período. Depois do prazo, o oxímetro deve ser devolvido para que outro paciente possa utilizar. 

 

- Já fiz a consulta na Central. Como faço para marcar um retorno? 

Qualquer mudança no quadro bem como necessidade de retorno deve ser avisado para o “Anjo” que o está acompanhando. Ele vai passar as orientações necessárias. 

 

- A Central oferece algum tipo de apoio emocional para os pacientes e/ou seus familiares? 

Temos uma parceria com o CVV - Centro de Valorização à Vida. Basta entrar no link http://cvvweb.mysuite1.com.br/client/chatan.php?h=&inf=&lfa= ou ligar 188 que voluntários estarão a postos 24 horas por dia. 

 

- A Central atende apenas pessoas que moram em Uberlândia? 

Sim.  

 

- Na Central tem vacinação? 

Não. 

 

- Tenho dúvidas gerais sobre a Covid-19. A Central pode me ajudar? 

Dúvidas podem ser tiradas no site do Ministério da Saúde através do link: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/perguntas-e-respostas

 

- Quem é o Juntos Por Uberlândia? 

Somos um movimento da sociedade civil organizada que desde o início da pandemia, em março de 2020, atua no enfrentamento da Covid-19 em nossa cidade. Já trabalhamos em várias frentes com o propósito de que a ajuda chegue a quem precisar. 

Siga nossas redes sociais e site e fique por dentro das nossas atividades.  

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